sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Relato de Pré-Parto da Luana

Como eu havia dito, após a vistoria da empresa e as fotos, eu relaxei.
Por sinal as fotos ficaram lindas, claro que nossos amigos são espetaculares no que fazem - Bruno Gomes e Kati Wichnieski. Fizemos em duas sessões, uma num dia bem quente e ensolarado numa floricultura com uma estrutura bem bacana no início de maio e a outra num dia bem frio, duas semanas depois num parque da cidade. O resultado foi maravilhoso.







Mesmo estando na reta final, me sentia super bem... cheia de cansaço normal e preguiça kkk, mas bem. Não inchei nada, não tive falta de ar, nem dificuldade pra dormir ou comer. Aliás, dormia que nem uma pedra, rolava só um xixi na madrugada e tudo certo. O bebe mexia muuuuito, me dava cada chute, pulava demais, coisa que não senti nada na outra vez... as vezes até doía ou dava nervoso pq não parava kkk. A dor no púbis que tive na gestação da Lili tb apareceu, doía bastante, mas já sabia q era normal e q passava assim q nascesse. Me sentia super linda e festiva.

Nesta gestação não fiz yoga, mas fui a alguns encontros terapêuticos de um grupo chamado Grupo de Movimento para grávidas, com a Cláudia Rodrigues, onde observando nossos corpos e como eles exterioriazavam o que estavamos sentindo pude me conectar um pouco mais comigo e me perceber melhor e sentir mais confiança para parir. Confiar no corpo e entender o que fazer pra melhor deixar o evento parto fluir.

Em casa enchi minha velha amiga Bola de pilates, tentei usar como usei na gestação da Lili pra sentar, mas preferia mil vezes meu sofá hahaha. Mas a bola ficou lá, cheia e foi muito importante no trabalho de parto...

Duas coisas que eu tive intenção de fazer dessa vez, que não deu tempo antes da Lili nascer eram as lembrancinhas de nascimento e a pintura de ventre (ou ecografia de doula ou pintura de barriga) que eu acho lindo, divino. Mas mais uma vez não deu, até tinha marcado a pintura pra 39 semanas, mas acabei parindo antes.

Nas últimas tres semanas eu nem precisei mais ir ao meu médico humanizado e querido amigo, Ric Jones. As parteiras - Cintia Senger e Grazy Alós - vinham em casa fazer as consultas e, nossa, como era bom não ter que sair de casa kkkk. Elas vinhas, me examinavam apalpando a barriga, ouvindo o bebe, e conversávamos como seria o dia do parto. Ganhamos uma listinha de providências pra fazer o quanto antes pra estarmos devidamente preparados pro dia que o bebe (lembrando que ainda não sabíamos quem vinha - Lua ou Léo) quisesse vir. Faltava apenas a lona pra piscina, q acabamos não comprando o.O,

Tivemos uma consulta numa quinta feira, dia 12 de maio, e aí falamos sobre o parto após 41 semanas, sobre as necessidades de saber como estava o bebe e recebi tres tarefas: agendar consulta com meu obstetra pra perto de 41 semanas, agendar uma eco com perfil biofísico fetal após 41 semanas e curtir a barriga. Consegui fazer as tres coisas... a última por bem pouco tempo ;)

Tudo seguia normal, na sexta ainda encontramos os amigos de barriga da Lili, conversamos, comemos e curtimos uma noite mega agradável. Meus amigos fotógrafos, já devidamente contratados para o parto me mandaram ligar pra eles assim que eu sentisse qualquer coisa diferente pra eles ficaram preparados, já estavam super ansiosos e eu prometi que avisaria a tempo sim (ops!).

No sábado fechei as 39 semanas! Que alegria, estava chegando o dia, e embora eu estivesse sem maiores expectativas tudo podia ser a partir de agora, afinal a Lívia veio de 39+1, eu podia sentir as primeiras contrações a qualquer momento, pois sempre ouvi que segundo filho nasce antes. Mas tb podia demorar e eu ir a 42 semanas tranquilamente, era uma incógnita, tudo podia ser, já que não sentia nada que me desse uma pista - aliás isso em ambas gestações até o dia de fato.

No domingo ainda ouvi alguns palpites, de que ia demorar, que a minha barriga tava alta, que não era pra essa semana, etc etc. Eu só sorria, não concordava nem discordava. Palpite é isso, pode ser como pode não ser. Eu tava de boa, ainda zero ansiedade, levemente emocionada.

Na segunda, 39+2, tudo normal, a senhora que limpa a casa pra mim veio, levei Lili pra escola, tudo correndo como sempre. Foi tão bom ver minha casinha limpinha, deu uma tranquilidade de que tudo estava no seu lugar. Nesta madrugada eu senti várias coliquinhas no pé da barriga desde a hora que fui dormir.

Terça de madrugada, 39+3, às 4;50 AM sou acordada por uma cólica bem forte, bem pegada, que quando chegou no seu ápice senti uma pressão e ouvi um "PLOC"! E daí já senti descer líquido, me levantei num pulo pra não molhar a cama e aí veio mesmo, bastante água. Acordei com a bolsa estourando!!!!! Iupiiii!!! Era hoje, agora eu sabia q tava chegando a hora de conhecer o bebe remexido, que tanto me chutava e me embalava a barriga!!!

Chamei o Gui, que rapidinho pulou da cama, avisei que a bolsa tinha estourado e pedi que buscasse os forros de cama que eu ia ao banheiro. No banheiro dei aquela arrumada na situação, fiquei tranquila pq o líquido era clarinho e me sentia bem. Voltei pra cama e disse pra ele que ia tentar dormir mais um pouco, pq era madrugada ainda, não sabia quanto tempo ainda tinha pela frente então ia tentar descansar ao máximo e poupar energias.

As 4:54 mandei mensagens no whatsapp pras parteiras, pra doula e pros fotógrafos: "Primeiro sinal: bolsa rota. Muitas cólicas e pressão.", mesmo todos me pedindo pra ligarrrrr e não mandar mensagem q poderiam não ver. Mas achei que era cedo e alarmista ligar. Se tivesse alguém acordado leria, senão tb não teria problema. A parteira Cintia foi a primeira a ler as 5:26, a minha amiga doula Camila Lima leu as 6:07 e a parteira Grazy as 6:24 (dados obtidos olhando no whats hahaha, no dia não vi nada disso).

Deitei mesmo sentindo muitas cólicas e uma pressão, tentei voltar a dormir, virei pra um lado, pro outro, e em alguns minutos começaram as contrações, e ficaram cada vez mais ritmadas. Acho que em 20 minutos eu já tava desistindo de ficar deitada. Levantei e avisei o Gui pra ele ficar deitado que eu ia ficar na bola. Ahhh alívio. Ele não conseguiu ficar mais deitado, óbvio, resolveu levantar e dar uma ajeitada nas coisas.

Logo comecei a sentir que as contrações estavam engrenando, tinham ritmo já. Lembrei de respirar e soltar o ar vocalizando, e em pouco tempo pedi pro Gui contar o tempo das contrações. Em muito pouco tempo já estavam rápidas e doloridas. Comecei a perder a tranquilidade, me contrair muito a cada contração. Já estavam bastante doloridas, eu já comecei a perder um pouco a noção do tempo, já estava sendo invadida pela onda de ocitocina, rebolava na bola, respirava com dificuldade.

Achei q não tava legal isso, precisava da ajuda da Camila pra eu me organizar nessa coisa de contração + respiração + calma hahhaha. Pedi pro Gui ligar pra ela e em pouco tempo ela chegou, já tinha lido a mensagem que eu mandei e começou a se preparar. Sentiu que já era séria a coisa hehehe. Que alívio quando ela chegou, só de vê-la eu relaxei, e aí o o bicho começou a pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário